top of page
personagem_site_05.png

WEBiNÁRIO

Nesta 1º etapa do Encontro, por meio de um Seminário Online, serão apresentados Relatos de Experiências Pedagógicas, Artísticas e Pesquisas Acadêmicas das Danças de Salão, Dança de Salão Contemporânea ou Dança Contemporânea (que utilizam as danças a dois como linguagem de pesquisa). 

 

O Webinário tem por objetivo catalogar e registrar pesquisas e experiências de artistas, professores, fomentadores, produtores das danças de salão de todo o Brasil, facilitando assim, ao público geral, acesso a conteúdos valiosos em um só lugar, e, sobretudo, contribuir com a produção de novas referências e imaginários dentro das redes digitais, valorizando desta forma o PASSADO e HISTÓRICO dos trabalhos e estudos em danças a dois que ainda não tivemos a oportunidade de conhecer e/ou premiar.

Quer assistir ao Webinário?

 INSCREVA-SE  no nosso Canal do YouTube e salve as datas das transmissões. Ah, não esqueça de ativar o sininho para receber alertas sobre os conteúdos.

PROGRAMAÇÃO WEBINÁRIO

personagem_site_04.png

 09/07/2024 - Terça-feira às 20h 

Alisson George (Salvador/BA)

Relato Experiência: "Danças de Salão para pessoas surdas".

Sinopse: A inclusão da comunidade surda nas danças de salão promove acessibilidade e diversidade. Em 2023, o evento “Dois em Um Convida: Você Aceita?”; e, em 2024, o curso “Danças de Salão para Pessoas Surdas”; ofereceram aulas com tradução em Libras. Essas iniciativas pioneiras no Brasil destacam a importância da integração, sensibilizam sobre as barreiras enfrentadas e promovem a inclusão por meio da dança.

Mini-biografia: Alisson George é dançarino e professor de Salvador com quase 20 anos de experiência. É mestrando e licenciado em Dança pela UFBA, Técnico Profissional pela FUNCEB e cursa Letras/Libras. Integra os coletivos Dois em Um e Casa 4, destacando-se em pesquisas e práticas artísticas em danças a dois.

Instagram - @alissongeorge

Felipe Trizi (SÃO PAULO/SP)

Relato Experiência: "Swingin' down to Rio: Os Whitey's Lindy Hoppers no Brasil.".

Sinopse: Os Whitey’s Lindy Hoppers foram um importante grupo de dança nos Estados Unidos dos anos 1930. Estiveram no Brasil em 1941 para uma turnê de seis semanas, estendida para dez meses por conta da Segunda Guerra Mundial. A apresentação tem como objetivo discutir a pesquisa da dança no campo da História, além de apresentar a pesquisa e seus desdobramentos.

Mini-biografia: Felipe Trizi é dançarino, professor, pesquisador e historiador. Mestrando em História Cultural pela Universidade Federal de São Paulo com o tema "Os Whitey's Lindy Hoppers no Brasil e a dança como instrumento da Política de Boa Vizinhança", com bolsa CAPES-DS. Embaixador do Lindy Hop pela Frankie Manning Foundation.

Instagram - @felipetrizi

Captura de Tela 2024-07-05 às 20.16.47.png
Captura de Tela 2024-07-05 às 20.19.21.png
Captura de Tela 2024-07-05 às 20.29.55.png

MEDIAÇÃO - CLARISSA COSTA (CE)

Mini-biografia: Clarissa Costa (CE), é artista da cena, criadora e professora de dança, desenvolve trabalhos com diversos artistas independentes, e está à frente da plataforma de pesquisa e criação Dança-Libras desde 2014. É formada pelo Curso Técnico em Dança do Ceará e se graduou em Dança Bacharelado pela UFC.

Captura de Tela 2024-07-05 às 20.35.00.png

10/07/2024 - Quarta-feira às 20h 

Julia Gunesch (goiânia/go)

Pesquisa Acadêmica: "Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais.".

Sinopse: Esta pesquisa investiga a aplicação do princípio de interação entre corpos do samba de gafieira em processos criativos teatrais, unindo teoria e prática poético-criativa. Analisando três processos criativos (GANCHOS, Quarta da Carne, ALAÍDE), examina a organicidade e potencialidades artísticas do encontro entre teatro e samba de gafieira, revelando benefícios tanto para a cena como para as pessoas artistas da cena.

Mini-biografia: Professora substituta no IFG e doutoranda em Artes Cênicas na UFBA, atualmente pesquisando "Samba de Gafieira como Potência Criativa". Mestra e Bacharela em Artes Cênicas pela UnB, explora interdisciplinaridades entre danças de salão e teatro, com foco em perspectivas de gênero e processos criativos.

Instagram - @juliagunesch

Captura de Tela 2024-07-05 às 20.40.19.png

Leonardo Borges (BELO HORIZONTE/MG)

Pesquisa Acadêmica: "Textos a dois: corpos políticos em dança de salão contemporânea cênica.".

Sinopse: A apresentação dessa pesquisa-bailarina revela alguns passos na construção de diálogos para pensar dança de salão contemporânea e de que maneira essa dança é inquietude e transgressão para traçar movimentações corpo-textualizadas em cena. Vozes ressoam as palavras do baile para assim chegar a algum lugar, ou múltiplos: um caminho com destino traçado ao contemporâneo, mas sem a chegada prevista.

Mini-biografia: Leonardo Borges é mestre e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Especialista em Dança e Expressão Corporal pelo IEPAT-MS e graduado em Letras pela UFMS. Artista, bailarino, diretor, educador e pesquisador das linguagens artísticas, danças de salão, dança contemporânea e suas manifestações.

Instagram - @leoborgesdanca

Captura de Tela 2024-07-05 às 20.29.55.png

MEDIAÇÃO - Carlos Henrique Araújo (SÃO PAULO/SP)

Mini-biografia: Interprete-criador em dança contemporânea e de salão, formado pela Etec de Artes e pelo Núcleo Luz. Atuou em diversas companhias de dança. Atualmente, integra a Dois Rumos Cia de Dança e dedica-se ao doutorado em Ciências da Reabilitação e à graduação em Fisioterapia pela USP.

Captura de Tela 2024-07-05 às 20.46.29.png

15/07/2024 - Segunda-feira às 20h 

Isis Lucchesi e Flávia Neves

Pesquisa Acadêmica: "Alternância: uma proposta político-pedagógica para o Samba de Gafieira.".

Sinopse: Esta pesquisa investiga a aplicação do princípio de interação entre corpos do samba de gafieira em processos criativos teatrais, unindo teoria e prática poético-criativa. Analisando três processos criativos (GANCHOS, Quarta da Carne, ALAÍDE), examina a organicidade e potencialidades artísticas do encontro entre teatro e samba de gafieira, revelando benefícios tanto para a cena como para as pessoas artistas da cena.

Mini-biografia: Isis e Flávia, propositoras da "Alternância", desenvolvem a proposta político-pedagógica da “Alternância” e constroem o Podcast “Entre Tempos”. Atualmente são sambistas, coreógrafas e professoras de Samba de Gafieira e Forró e ministram aulas regulares no Centro de Teatro do Oprimido.

Instagram - @isiseflaviasamba

Captura de Tela 2024-07-05 às 20.49.46.png

Izabel Sousa (BELO HORIZONTE/MG)

Pesquisa Acadêmica: ""A transversão de gênero na relação pessoa conduzida e pessoa condutora nas danças de salão: um caça palavras"

Sinopse:  A transversão de gênero na relação pessoa conduzida e pessoa condutora nas danças de salão: um caça palavras. Sinopse: Este trabalho trata-se de um encontro entre um conceito filosófico e as danças de salão. O primeiro momento é um diálogo entre a formação da autora nas danças de salão e o conceito filosófico de Charles Feitoza. O segundo momento é uma “roda de conversa” realizada com profissionais das danças de salão em Fortaleza, sobre os aspectos que envolvem as funções de pessoa condutora e pessoa conduzida.

Mini-biografia: Izabel Sousa, artista, pesquisadora, produtora e professora. Fã de tangerina e pudim. Bacharel em Dança pela UFC, Especialista em Gestão Cultural pela UVA e graduanda em Pedagogia na UECE. Produtora na Antonieta Produções e bailante no projeto Viva La Pachanga.

Instagram - @izabel_sousaa

Captura de Tela 2024-07-05 às 20.29.55.png

MEDIAÇÃO - Tatiana Asinelli

Mini-biografia: Curitibana, 52 anos, formada em Artes Cênicas, especialização em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação e em Danças de Salão-Teoria e Técnica, Mestrado Profissional em Artes. Proprietária da Casa de Dança Tatiana Asinelli, ministra aulas na Associação de Professores da UFPR e na Casa Sol, dedicada ao público 60+.

Captura de Tela 2024-07-05 às 20.54.35.png

16/07/2024 - Terça-feira às 20h 

KatiusCa Dickow

Pesquisa Acadêmica: "Jogo de damas: um estudo sobre a influência das disposições de gênero da dança de salão na edificação do habitus.".

Sinopse: Esta pesquisa tem por objetivo a reflexão sobre a violência simbólica sofrida pelos agentes da dança de salão, a partir da incorporação das disposições de gênero mantidas nesse campo. Para essa análise, foram utilizadas as abordagens teóricas de Pierre Bourdieu em relação aos conceitos de campo, habitus e violência simbólica, além de outras autoras que dialogam com os pressupostos do autor.

Mini-biografia: Artista, professora e pesquisadora em dança. Doutora em Educação. Mestra em Educação. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharelada em Dança. Especialista em Teoria e Movimento da Dança em Ênfase em Dança de Salão.

Instagram - @katidickow

Captura de Tela 2024-07-05 às 20.57.46.png

Lia de Almeida, Manu Dávila, Laís Andrade

Pesquisa Acadêmica: "Corporeidades e a diáspora dos papeis de gênero entre jovens do interior do Amazonas através da ressignificação da dança de salão contemporânea no projeto “Poéticas e Tecnologias do CorpoEnCena”.

Sinopse:  Versamos sobre experiências cotidianas de jovens do interior do Amazonas através projeto de extensão CorpoEnCena, que tem atravessado questões inerentes à dança de salão contemporânea, aos estudos de gênero latino-americanos, os feminismos e o tema da juventude tão pouco explorado no Brasil. O Norte existe e resiste, é preciso que se dê visibilidade à arte de todo Brasil.

Mini-biografia: Lia de Almeida é artista e educadora do MS que tem desbravado projetos nas suas áreas pelo país. Desde 2020 reside na cidade de Tefé/AM, coordenando o projeto CorpoEnCena. Manu Dávila e Laís Andrade são suas alunas no IFAM, bolsistas PIBIC, jovens mulheres artistas e cientistas em formação.

Instagram - @liayalua @marilia.tefe @corpoencena.ifam @lais.andrade_ @dvly.manu

Captura de Tela 2024-07-05 às 20.29.55.png

Camila Victorino

Mini-biografia: Dançarina há 17 anos e professora de Dança de Salão há 12 anos. Lecionou em escolas importantes de São Paulo, participou de congressos e eventos e se especializou em samba de gafieira. Como dançarina, fez shows em navios da Costa Cruzeiros, programas de televisão e com o cantor Sidney Magal.

Captura de Tela 2024-07-05 às 21.04.08.png

23/07/2024 - Terça-feira às 20h 

Carolina Polezi & Débora Pacheco

Pesquisa Acadêmica: "Discursos de verdade nas aulas da Dança de Salão: da condução do corpo aos espaços sociais."

Sinopse:  A apresentação aborda como os processos de subjetivação nas aulas de Dança de Salão reforçam estereótipos de gênero. Analisando discursos na perspectiva foucaultiana, são explorados três enunciados que revelam a influência de verdades sociais sobre posturas e movimentos, refletindo as dinâmicas entre homens e mulheres.

Mini-biografia: 

Débora Pacheco: Pós-doutoranda na Universidade Federal do Paraná, realizando pesquisa sobre o corpo de professoras no ensino formal. Doutora e Mestre em Educação Matemática. Experiências formativas em Dança de Salão, Dança Contemporânea (Laban e Klauss Vianna) e estudos sobre a Cultura do Movimento (Nomadic Roots).  

 

Carolina Polezi: Doutora em Educação pela Unicamp, educadora, artista e pesquisadora do corpo e da dança sob olhares culturais, geográficos, políticos e de gênero. Criadora do método Condução Compartilhada para a dança de salão. Professora de pós graduação, escritora de material didático e palestrante da rede SESC.

Instagram - @carolinapolezi  @debora.rpacheco

Captura de Tela 2024-07-05 às 21.05.21.png

Matheus Assis e Camila Nantes

Pesquisa Acadêmica: "Práticas sensíveis para danças de parceria: relato de experiências e vivências”.

Sinopse:  Relato de experiência de um método artístico-educacional para danças em contexto social, com foco nas Danças de Salão afro-diaspóricas. Falamos de danças que acontecem em corpos que se relacionam com o encontro e a performatividade da sensibilidade na encruzilhada da interseccionalidade no Brasil.

Mini-biografia: 

Camila Nantes, corpo pardo em movimento, nascida e criada na capital do MS, hoje movendo poesias de (re)existência na Bahia de São Salvador, graduada em Dança e mestranda no PRODAN-UFBA. Macumbeira, seu lugar preferido é o terreiro que é salão de dança, onde se celebra com baile. 

 

Assis, negra e não binária também de Campo Grande/MS, perambula e dialoga com as danças e o movimento. Reside atualmente em Salvador - BA e é graduada em Educação Física (UFMS) e técnica profissional em Dança pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

Instagram - @theus.assis e @calmilarn

Captura de Tela 2024-07-05 às 20.29.55.png

Luiza Machado

Mini-biografia: Luiza é negra, gorda e LGBTQIA+. Está arte-educadora e professora das danças a duas. Co-escritora do livro "Contemporaneidades na Dança de Salão - Abordagem que dançam nossos tempos" - 2022. Acredita na dança como um resgate ancestral e assim reafirmar um lugar político na sociedade atual.

Quer assistir ao Webinário?

 INSCREVA-SE  no nosso Canal do YouTube e salve as datas das transmissões. Ah, não esqueça de ativar o sininho para receber alertas sobre os conteúdos.

bottom of page